10 livros que você PRECISA conhecer
Como você já deve saber, amo ler. Sou daquelas que as pessoas que todos dizem que devoro livros. E devo admitir que é bem isso mesmo. Adoro mergulhar nesses mundos e realidades fantásticas por horas e horas... E, por gostar tanto, nada mais justo que compartilhar alguns dos meus livros prediletos com vocês, certo? Então aí vão...
Meus 15 Anos – Luiza Trigo
Bia, a nerd da sala, finalmente vai fazer 15 anos e, por ter notas altíssimas, acaba ganhando uma superfesta de seu pai. Por isso, ao entregar os convites, a festa já vira o assunto da escola e Bia começa a pensar se finalmente o gato do Thiago vai notá-la... E, ainda, essa festa tem que ser melhor que a da Jéssica, uma chata que parece que respira vontade de irritar e chamar a atenção. Mas dá pra sobreviver, porque muita coisa vai acontecer nessa tão esperada festa...
Admito que o final me surpreendeu... E foi tão fofo! Me identifiquei um pouco com a Bia também, acho que todo nerd é meio parecido, no fim das contas... Super recomendo!
O Lado Bom da Vida – Matthew Quick
Pat acaba de sair de uma instituição psiquiátrica, acreditando ter passado pouquíssimo tempo por lá e não tendo ideia do motivo que o levou àquele “lugar ruim”. Acaba se tornando viciado em exercícios e ansiando pelo dia em que vai rever sua esposa Nikki, que pedira um tempo. Ainda, seu pai resolve não falar mais com ele e seus poucos amigos não comentam sobre o que houve antes da internação, tornando a memória de Pat com um imenso buraco. Mas, mesmo assim, Pat não desiste de se recompor, porque acredita no lado bom da vida e que as coisas vão acabar dando certo.
Eu sei que tem o filme, mas eu nunca assisti, acho que pra não “estragar” minha visão de imensamente apaixonada por esse livro. Sério, eu o amo demais. Leia, leia, leia! E GENTE, QUANDO VOCÊ DESCOBRE O QUE ELE FEZ... Ai, droga #NoSpoilers! Sério, leia e me conta o que achou.
Reiniciados – Teri Terry
Situada num futuro sombrio, a história conta sobre Kyla que, como outros diversos jovens foi Reiniciada: teve sua memória e personalidade completamente apagadas, numa suposta segunda chance que recebeu por ter sido criminosa. Por isso, com uma intensa monitoração (até no nível de felicidade, medida por um pequeno aparelho no pulso), ela precisa seguir às regras e se comportar como outros Reiniciados, convivendo até com uma família nova. Mas lampejos de sua memória da ‘vida passada’ começam a surgir em sua mente, tornando essa nova realidade muito duvidosa. Como descobrir o que é real? Kyla tem em quem confiar?
Esse é o primeiro livro da trilogia, e pra quem gosta de ler histórias em ‘futuros alternativos’, eu recomendo que saia do computador agora e corra pra livraria mais próxima (ou peça o número do cartão de crédito dos seus pais e compre pela internet mesmo). A história mostra até onde o governo pode chegar pra controlar a população e que nem tudo o que eles fazem são o que nos mostram – e a gente nem sempre aprova. Muuuuito bom, sério.
Fangirl – Rainbow Rowell
Cath e Wren, irmãs gêmeas que faziam tudo juntas, compartilhavam o amor na série de livros Simon Snow, mas, com o passar do tempo, Wren simplesmente ‘desapegou’ e quase não liga mais para a série. Só que Cath simplesmente não considera que isso seja possível. Ela continua sendo completamente apaixonada, com diversos cartazes, desenhos e objetos da série, participando de diversos fóruns e escrevendo uma fanfic de sucesso, onde dedica longas horas de trabalho. Mas, agora, com a chegada da faculdade, Wren decide que não quer ficar no mesmo dormitório que a irmã – e Cath se sente sozinha e totalmente deslocada. Como se virar numa faculdade sem nenhum conhecido (e sendo extremamente tímida pra arrumar algum)? Pelo menos a Wren devia colaborar, mas ela nunca está disponível para a irmã... Cath precisa arrumar uma solução, mas será que consegue sair de sua fanfic e fazer uma história legal também com sua vida?
EU AMO A CATH. PORQUE ELA SOU EU (Hã? Não sei, nem eu entendi). Mas me identifiquei muito com ela, porque também tenho esse problema de timidez extrema e dificuldade em me relacionar socialmente (Aliás, um dos motivos de estar fazendo esse blog é esse mesmo). E esse livro é tão maravilhoso também... Dá até uma vontade de largar isso aqui e sair de casa, arrumar amigos diferentes e, pronto, já passou :P. O legal é que a parte surpreendente da história não fica super pro final também. Acho que muita gente vai se identificar com a Cath também.
De Volta aos Quinze – Bruna Vieira
Anita, uma secretária de 30 anos, se encontra na vida praticamente oposta dos seus sonhos. Não gosta do emprego, a vida amorosa anda péssima e nem o apartamento onde ela mora vai poder manter. Mas, certo dia, passeando pela internet, encontra o blog que fez com 15 anos e é surpreendida quando acaba voltando no tempo. Com o corpo de menina e cabeça de mulher, Anita revive episódios da época do colegial e descobre que tudo no passado traz consequências no presente... E sua vida acaba dando voltas e voltas.
Sou apaixonada por esse livro. Sem mais. MUITO PERFEITO, SÉRIO. Nem sei o que dizer sobre ele.
O Reino das Vozes que Não se Calam – Carolina Munhóz e Sophia Abrahão
Sophie tem diversos problemas para se relacionar e fazer amigos, e desde muito tempo convive com o bullying na escola. Mas, depois que sua única amiga a decepciona, a depressão também se torna outro problema a persegui-la. Só que tudo parece melhor numa “outra dimensão”, que abriga seres maravilhosos como fadas e sereias, onde ela é a futura rainha. Mas sua estada definitiva nesse lugar incrível só pode acontecer quando ela estiver realmente pronta – e pra isso tem que enfrentar seus desafios na Terra.
Starters – Lissa Price
Num futuro obscuro, uma doença altamente contagiosa afeta adultos entre 20 e 60 anos e os mata em pouco tempo. Com isso, os sobreviventes, idosos e crianças ficam divididos entre ricos e pobres. E a nova diversão dos idosos enriquecidos é tro
car seus corpos com o de jovens numa agência especializada nesses procedimentos, a Prime Destinations. E Callie, uma jovem que perdeu os pais para a doença, resolve se oferecer, em troca de dinheiro para sustentar seu irmão, que lutam contra a fome. Mas seu procedimento não dá tão certo e ela descobre que “sua hóspede” está numa operação muito delicada...
Cinderela Pop – Paula Pimenta
Uma adaptação do tão conhecido conto para os dias atuais – com um toque especial de Paula Pimenta. Pra quem gosta da princesa (tipo eu), vai adorar. E, devo dizer, que essa história é bem mais emocionante... Cintia vive com seu pai, madrasta e duas meias-irmãs – e com essas três trava diversas discussões, por não gostar de nenhuma delas. Mas, pelo menos, descobre uma nova paixão: ser DJ, trabalho que tenta manter até na festa das irmãs (que não faziam ideia do talento de Cintia). Até que, nessa festa, um garoto mascarado a surpreende, mas sua identidade pode colocar o amor desses dois em risco...
A Fada – Carolina Munhóz
Em seu 'quase-aniversário' de 18 anos, Melanie se assusta pela repentina vontade de seus pais de celebrarem a data, coisa nunca feita antes por eles. Isso fez com que a atual mulher se sentisse muito especial, mas seu aniversário não tinha exatamente chegado: era no dia seguinte. Depois da pequena celebração, Mel vai para a cama, já perto da hora do seu real aniversário, e começa a ter sensações horríveis: dores descomunais e um cheiro insuportável, até que um grito a desperta e a garota se levanta, mas, ao olhar no espelho, percebe imensas asas em suas costas.
Seu pai acaba falecendo e sua mãe a abandona. Ainda, uma tatuagem estranhíssima aparece. Até que Mel descobre fazer parte de um mundo mágico, sua nova casa. Mas, para isso, precisaria descobrir sobre o passado de sua família para desvendar uma missão. A parte interessante, ao menos, foi ter encontrado um homem encantador, mas cuja relação caminha entre o amor e o ódio, que pode até destruí-la.
Cartas de Amor aos Mortos – Ava Dellaira
Laurel, que está começando o colegial, resolveu mudar de escola para fugir de todos que sabiam sobre a morte de May, sua irmã mais velha. May era a inspiração de Laurel, que sempre quis fazer parte de seu mundo. O ocorrido devastou a garota. Não sabendo como lidar com a situação, a mãe de Laurel se muda para a Califónia sem previsão de volta. Com isso, a menina passa a alternar semanas entre a casa do pai, cheia de memórias destrutivas, e de sua tia Amy. Até que, certo dia, sua professora de inglês passa uma tarefa peculiar: escrever uma carta para alguém que morreu. Laurel começa pelo cantor favorito de May, Kurt Cobain. E isso a faz se sentir, de alguma forma, melhor. Então ela parte para diversas outras celebridades que ‘já foram’, tentando lidar com novas e velhas experiências, relacionando a história das celebridades com sua vida e aprendendo a seguir em frente.